Inicial/Pesquisas/
Estudo do Comportamento Mecânico de um Solo Residual Não Saturado de Salvador

O professor do Setor de Geotecnia da UFBA, Luis Edmundo Prado de Campos, doutorando pela PUC-RJ, está desenvolvendo como tese de doutoramento, um estudo do comportamento mecânico de um solo residual não saturado de Salvador.

Contexto social
O movimento da população rural para os grandes centros urbanos fez com que, em muitos deles, esta população, sem condições financeiras para adquirir uma habitação, começasse a ocupar as áreas em encostas de forma desordenada. Tal fato tem levado a um número cada vez maior de mortos e desabrigados, necessitando de uma valor apreciável de recursos para a estabilização destas áreas.

Situação Atual
Considerando que os projetos de estabilização são realizados com base nos resultados dos ensaios em solos saturados, as obras projetadas acabam ficando com valores elevados, dificultado o poder público a realização de tais melhorias, principalmente por ser este processo muito dinâmico, com o aparecimento constante de novas áreas de risco.

Como nesta região os solos apresentam-se não saturados e os problemas de instabilidade ocorrem geralmente na época das chuvas, a concepção de realizar obras de proteção de talude, como por exemplo, obras de drenagem e cobertura vegetal, pode reduzir em muito os custo dos projetos de estabilização de encostas nestas áreas de risco, viabilizando a execução destas obras.

Infelizmente, não se tem um estudo mais aprofundado sobre o comportamento destes solos não saturados, estimulando desta forma, a realização de uma pesquisa para estudar o comportamento mecânico deste material.

Metodologia
Foi escolhido um solo residual da Cidade do Salvador, onde serão realizados ensaios de resistência seguindo diversas trajetórias de tensão e sucção. Para tal, teve que ser desenvolvido uma prensa especial onde se controla, independentemente e automaticamente, as variáveis de tensão e sucção. Para caracterização deste solo, também estão sendo realizados diversos ensaios complementares, como triaxial convencional, adensamento convencional e com sucção controlada, curva característica, granulometria, limites de Atterberg e permeabilidade, além da cacterização química e mineralógica.

No final deste trabalho, pretende-se ter contribuído para um melhor conhecimento deste solo não saturado e que este conhecimento possa a ser utilizado na redução de custos de obras de estabilização de encostas.

Dúvidas, sugestões: ledmundo@geotec.eng.ufba.br