Inicial/Pesquisas/
Sistema de Aquisição de Dados

Em geotecnia são realizados ensaios especiais onde amostras de solo são submetidas a esforços mecânicos, e é feita uma série de medições de deformação, pressão neutra, deslocamento, etc. A partir das medições feitas são determinadas as características do solo para fins de pesquisa, ensino com aulas práticas e extensão. Há varios anos o Laboratório de Geotecnia vem desenvolvendo trabalhos no sentido de informatizar e automatizar os ensaios nele realizados.

Inicialmente foram desenvolvidos programas para cálculo dos resultados dos ensaios de forma a agilizar a obtenção dos resultados e diminuir a incidencia de erros. Em seguida os esforços foram concentrados para se ter um sistema para a aquisição automática de dados. Com a dificuldade de importação, na época, e a falta de recursos, partiu-se para a compra de um sistema de aquisição de dados nacional, cuja aplicação destinava-se a automação industrial. Diante das dificuldades e dos custos apresentados por este sistema, pois o mesmo não foi projetado para as necessidades dos ensaios de Geotecnia, partiu-se para o desenvolvimento de um sistema próprio.

Esquema de ligação das Remotas

Em função do número de equipamentos a serem automatizados e da distância entre eles, optou-se por uma topologia distribuída baseada em Unidades Remotas de Aquisição de Dados (Remota), interligadas por rede RS485 a um microcomputador IBM-PC, onde roda um programa desenvolvido em C++ para Windows.

Nessa configuração, a Remota faz toda a aquisição de dados do ensaio ao qual está ligada, sem que o computador precise estar ligado durante o ensaio. O computador é usado para configurar o ensaio (intervalo entre as leituras, calibração dos sensores, escala dos gráficos, etc), acompanhar o andamento do ensaio e gravar os dados lidos pela Remota. Essa configuração foi escolhida pois é menos suceptivel ao ruído elétrico, possui uma maior independência de um ensaio em relação ao outro (em caso de defeito, manutenção ou expansão) e reduz a quantidade de fio que chega no microcomputador.

O programa que roda no microcomputador tem o desenho esquemático de cada ensaio onde é representado: o valor de cada grandeza a ser medida, o estado do ensaio, o número de leituras feitas, a hora inicial e o tempo decorrido. Também é possivel interagir com o ensaio, programando o intervalo entre as leituras, ajustando o zero dos sensores, disparando o ensaio, gravando os resultados, traçando um gráfico para acompanhamento do ensaio, etc. Para laboratórios que possuem computadores interligados em rede (usando protocolo TCP/IP), o sistema permite o acompanhamento dos ensaios a partir de qualquer um dos computadores da rede.

Vista frontal da Remota

A Remota possue uma saída para um sistema pneumático usado para aplicar pressão ou carga ao ensaio. Nesse sistema, a Remota aciona um motor de passo, que atua uma válvula reguladora de pressão, de forma a abrir/fechar a válvula até se obter a pressão/carga desejada. O sistema prevê o acionamento de até três motores de passo.






Telas do SAD

Adensamento
Adensamento
Calibração
Calibração
Cisalhamento Direto
Cisalhamento Direto
Ensaios
Ensaios
Gráfico
Gráfico
Listagem
Listagem
Triaxial (Cisalhamento)
Triaxial
(Cisalhamento)
Triaxial (Tensão Controlada)
Triaxial
(Tensão Controlada)
Triaxial (Saturação)
Triaxial
(Saturação)

Arquivo em formato PDF: Completo, Resumo